China & Hong Kong

Com aproximadamente 9,6 milhões de quilômetros quadrados, a República Popular da China é o quarto maior país do mundo em área total e o segundo maior em área terrestre. Desde a introdução de reformas econômicas em 1978, a China tornou-se em uma das economias de mais rápido crescimento no mundo, sendo o segundo maior exportador e o terceiro maior importador de mercadorias do planeta. A industrialização reduziu a sua taxa de pobreza de 53% (em 1981) para 8% (em 2001). O país tem sido considerado uma superpotência emergente por vários acadêmicos, analistas econômicos e militares. A importância da China como uma grande potência é refletida através de seu papel como segunda maior economia do mundo (ou segunda maior em poder de compra) e como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, bem como sendo um membro de várias outras organizações multilaterais, além de possuir o maior exército do mundo em número de tropas e o segundo maior orçamento de defesa.

O roteiro da COMIMPEX na China inclui:

Guangzhou
Guangzhou ou Cantão é a capital e maior cidade da província de Guangdong. Localizada no sul do país, às margens do rio Zhu Jiang, e a cerca de 120 km ao norte de Hong Kong, a cidade é um importante centro portuário do país. Como uma das maiores cidades da China, possui o status de sub-província administrativa. Com 12.780.800 habitantes, a cidade figura como a terceira maior cidade da China, depois de Xangai e Pequim, e um dos maiores centros industriais, administrativos e financeiros do país. Atualmente, é a sede da maior feira mundial de exportação e importação, a Canton Fair. Em agosto de 2009 foi inaugurada na cidade a Canton Tower, atualmente a segunda maior torre do mundo e a mais alta estrutura da China.

Dongguan
Importante cidade industrial, com uma população de 8.220.237 habitantes e localizada no Delta do Rio das Pérolas; Dongguan faz fronteira com a capital da província ao norte de Guangzhou. Lá fica situado um dos maiores shoppings do mundo, o South China Mall. A administração da cidade é considerada especialmente progressista na busca de investimento estrangeiro. Empresas como DuPont, Samsung, Nokia, Coca-Cola, Nestlé e Maersk tem fábricas na cidade.

Hong Kong
Hong Kong é uma das duas regiões administrativas especiais da China, sendo a outra Macau. Uma cidade-estado situada na costa sul da China e delimitada pelo delta do Rio das Pérolas e pelo Mar da China Meridional, é conhecida por seu horizonte repleto de arranha-céus e por seu profundo porto natural. Com uma área de 1,104 km² e uma população de sete milhões de pessoas, Hong Kong é uma das áreas mais densamente povoadas do mundo. A população da cidade é composta por 95% de pessoas de etnia chinesa e 5% de outros grupos étnicos. Como um dos principais centros financeiros internacionais, Hong Kong tem uma grande economia de serviço capitalista caracterizada pelo baixo nível de impostos e pelo livre comércio, sendo que a sua moeda, o dólar de Hong Kong, é a oitava mais negociada no mundo. Seu pequeno território e a consequente falta de espaço causou uma forte demanda por construções mais densas e altas, o que desenvolveu a cidade como um centro para a arquitetura moderna e a tornou uma das mais verticais do planeta. Hong Kong também tem um dos maiores PIB per capita do mundo. O espaço denso também resultou numa rede de transportes altamente desenvolvida, com uma taxa de transporte de passageiros superior a 90%, a maior do mundo. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que Hong Kong tenha a segunda maior expectativa de vida do planeta.

Macau
Macau foi colonizada e administrada por Portugal durante mais de 400 anos e é considerada a última colónia europeia na Ásia. Atualmente, Macau experimenta um grande e acelerado crescimento econômico, baseado no acentuado desenvolvimento de cassinos e do turismo, as duas actividades económicas vitais desta região administrativa especial chinesa. A Região Administrativa Especial de Macau é constituída pela Península de Macau e por duas ilhas: Taipa e Coloane. Macau tem cerca de 538 mil habitantes, sendo a esmagadora maioria de etnia chinesa.